No Brasil, o Dia do trabalho foi instituído no governo de Artur Bernardes, em 1925. Antes disso, em 1917, ocorreu em São Paulo uma greve geral.
Os operários e comerciantes da cidade permaneceram em greve durante dias, por conta das condições precárias de trabalho. Dentre o que eles reivindicavam, estava:
• o aumento de salário;
• a redução da jornada de trabalho;
• a proibição do trabalho infantil;
• a proibição do trabalho feminino à noite.
Durante os meses de junho e julho de 1917 outros trabalhadores se juntaram ao movimento. Como resultado, as condições melhoraram e parte das reivindicações foram atendidas. Assim, os trabalhadores conquistaram, dentre outras coisas, o aumento de 20% de salário.
Na Era Vargas, foi dado mais um passo em direção a essas melhorias. No dia 1.° de maio de 1940, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país e, no mesmo dia, em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho.
Em 1.° de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no País. Por esse motivo, quando há aumento do salário mínimo, geralmente é realizado nesta data.
É importante que se diga todas as garantias que hoje fazem parte da Constituição Brasileira e protegem o trabalhador são obras da Democracia Cristã através do Deputado Federal Constituinte José Maria Eymael.
Então a todos os trabalhadores nossas congratulações e reconhecimento. Vocês são a Base da cidadania e do desenvolvimento do Brasil.