Obra que inspirou o mentor e principal líder da DC nos últimos anos, o Deputado Federal Constituinte José Maria Eymael, a Reru Novarum, assim como todas as propostas da Democracia Cristã, desde o seu nascimento em terras brasileiras, trazidas para cá pelo jurista Cesárino Junior, completou em 2021, 130 anos e seu conceito, por ter inspirado o parlamentar, está inscrito na história da nação.
Diz a encíclica Papal que mudou a forma como a Igreja Católica encarava aqueles que produziam as riquezas. Nos dias correntes é urgente recuperar a dignidade dos trabalhadores, como nos afirma o papa Leão XIII, seu autor, no parágrafo 19: “aos governantes pertence proteger a comunidade e as suas partes(…) O governo não deve visar só os interesses daqueles que têm o poder nas mãos, mas ainda o bem dos que lhe estão submetidos”.
Assim, como se fosse escrita nos dias atuais, as linhas do Papa Leão XIII, em 1891, ressoam como hoje: “Importa grandemente que os encargos sejam distribuídos com inteligência, e claramente definidos, a fim de que ninguém sofra injustiça. (…) que os direitos e os deveres dos patrões sejam perfeitamente conciliados com os direitos e deveres dos operários” (Rerum Novarum, n.33).
Para tanto, é preciso observar o que está visível em termos de pandemia. A crise que nos assola fez aumentar o distanciamento das classes sociais. É necessário lutar pela valorização da vida e do trabalhador,. O papa Leão XIII assevera sobre a realidade dos governantes e autoridades: “Façam os governantes uso da autoridade protetora das leis e das instituições; lembrem-se os ricos e os patrões dos seus deveres; tratem os operários, cuja sorte está em jogo, dos seus interesses pelas vias legítimas” (Rerum Novarum, n. 35).
Começamos esse texto por essas sábias e proveitosas palavras do maior líder do mundo religioso cristão daquela época, pois como nos conta o Contituinte Eymael foram elas que o conduziram ao antigo PDC que hoje se tornou o DC. Em todos esses anos de existência, mais especificamente, após sua refundação em 1985, depois de 20 anos de ditadura militar, a Democracia Cristã tem estado presente no lar de todos os brasileiros diariamente, seja no alimento que consomem, cujo preço no supermercado, apesar do aumento expressivo do custo de vida, ainda é suportável por dispositivo constitucionais que possibilitou à vários governadores, abaixar a alicota de ICMS sobre os produtos de primeira necessidade barateando, assim, sua obtenção, seja no direito dos trabalhadores, com os quais tanto se preocupava Leão XIII, que foram ampliados pela ação dos Democratas Cristão, expressivamente, do Constituinte Eymael, ou simplesmente pelo fato da DC definir no Inciso Terceiro do Parágrafo Primeiro da Constituição o modelo de sociedade que queremos construir, Livre, Justa e solidaria!
Sempre é bom lembramos ainda que as propostas da DC defendidas e aprovadas, na Constituinte, ampliaram o acesso da mulher ao mercado de trabalho e proveram a Carta Magna de regulação de controle e proteção ao contribuinte, sem citarmos a defesa inconteste da manutenção de Deus no Preâmbulo da Constituição, alem de muitos outros dispositivos que estão presentes no fazer diário da vida de todos os brasileiros!
Democracia Cristã: Um só povo! Uma só nação!