A Democracia Cristã no Brasil tem o orgulho de contar como seu principal fundador Antonio Ferreira Cesarino Júnior, nascido à 16 de março de 1906 e falecido em 10 de março de 1992. Formado na Faculdade do Largo de São Francisco – uma referência no direito em todo o Brasil – e fundador do Partido Democrata Cristão no Brasil, Cezarino Júnior foi um dos mais importantes juristas e docentes da Universidade de São Paulo (USP).
Também foi o precursor do direito do trabalho no Brasil, com a publicação dos primeiros livros sobre o tema: “Direito Social Brasileiro” (1940) e “Direito Processual do Trabalho” (1942). Inovou na educação jurídica, organizando cursos na disciplina do direito do trabalho,
Com grande atuação política, no ano de 1945 ele fundou o Partido Democrata Cristão no Brasil (PDC) depois de uma viagem a Europa devastada pela II Grande Guerra e onde viu a reconstrução proposta pela Democracia Cristã na Itália, país onde o partido surgiu sob a liderança de Alcide de Gaspari, e também na Alemanha com Conrad Adenauer.
Antonio Cezarino Júnior foi convidado pelo então presidente Getúlio Vargas para discursar no dia do lançamento da CLT.
Cesarino Júnior, como ficou mais conhecido, enfrentou inúmeros problemas pelo fato de ser negro em um país que, mesmo que veladamente e ainda hoje, cultiva o preconceito racial. No entanto isso não o impediu de fazer história, participando ativamente da vida política do Brasil. Da qual se retirou mais tarde para se dedicar a vida acadêmica, tendo realizado em 1954, em São Paulo, o Primeiro Congresso Mundial de Direito do Trabalho (OIT).
Anos antes, como primeiro professor de direito do trabalho no Brasil, ele fundou em 1938 o Departamento de Direito Social (atualmente Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social).
Cesarino Júnior foi mais que um lutador pelos direitos dos trabalhadores e da igualdade de oportunidades. Ele é ícone para os negros do Brasil, pois mostrou sua garra e determinação para vencer as dificuldades e, assim como outros que com seu exemplo, dedicaram suas vidas a uma causa e superaram grandes obstáculos.